Distribuição dos Filmes

Os filmes de Histórias de África estão disponíveis em 28 línguas. São distribuídos gratuitamente em múltiplas plataformas de media, e as cópias individuais são activamente encorajadas, desde que os filmes nunca sejam vendidos.

A INTERNET: Embora os filmes de Histórias rodados antes de 2011 não tenham sido feitos à medida da Internet, provaram ser populares entre os espectadores de vídeos na rede. Em Abril de 2011, os filmes já tinham sido vistos mais de dois milhões de vezes na Net, comparado com o total de cerca de 50 000 visualizações, em Abril 2009.  A maioria dessas visualizações é de filmes em versões de línguas africanas.

Todos os filmes de Histórias de África, em todas as línguas disponíveis, podem ser vistos em www.youtube.com/user/scenariosafrica. Por favor, pondere subscrever este canal. Todos os que desejem criar ligações para os filmes do canal scenariosafrica do YouTube são encorajados a fazê-lo.

É possível descarregar os filmes gratuitamente em www.scenariosfilms.com (com as opções de banda larga e banda base, este sítio também inclui adaptações para rádio destes filmes, em línguas seleccionadas) e em www.canalprevention.org.

Depois de os filmes terem sido descarregados, podem ser facilmente partilhados com outros, via unidades de memória USB. Esta ideia foi inicialmente sugerida por alunos da Universidade de Ouagadougou, no Burkina-Faso: “É assim que partilhamos ficheiros. Se apenas um aluno no campus tiver os filmes numa USB, podem ter a certeza de que os espalhará como fogo, muito mais rapidamente do que o HIV alguma vez conseguiria fazê-lo!”

TELEVISÃO: Os filmes de HISTÓRIAS DE ÁFRICA são doados, isentos de direitos, aos meios de difusão e são exibidos em estações locais de quase todos os países da África Subsaariana, bem como em vários canais internacionais por satélite, e por estações dedicadas a refugiados e imigrantes africanos na Europa e na América do Norte. Mais de 200 000 000 pessoas têm acesso às emissões dos filmes de História, todos os anos.

Os directores de canais televisivos apreciam a grande qualidade, o cariz de entretenimento dos filmes, a sua disponibilidade em línguas locais, a diversidade de tópicos e géneros e o seu formato curto, que permite uma grande flexibilidade de programação, entre e durante programas de emissão regular. Essas características são, sem dúvida, grandemente responsáveis pelo tempo de antena gratuito, sem precedentes, atribuído aos filmes.

DISTRIBUIÇÃO DE CÓPIAS EM SUPORTE FÍSICO: Foram enviadas mais de 100 000 cópias originais para destinatários de todos os países africanos e a pessoas de outras 60 nações do mundo inteiro. A partir de 2010, Histórias começou a diminuir a distribuição em DVD, com o intuito de estimular os descarregamentos grátis e a partilha via unidades de memória USB. Actualmente, os DVDs são fornecidos apenas a organizações que não têm possibilidade de descarregar os filmes por falta de acesso à Internet de alta velocidade.